Pesquisar

Río Genil - Granada - ESP (parte 1 de 2)



Rio Genil (2º mais largo de Andalucía) nasce na Serra Nevada e deságua em Córdoba no rio Guadalquivir. Não sei em Córdoba, mas em Sevilha, fui admirar o rio Guadalquivir e me decepcionei. Muito feia a região tanto de dia quanto de noite. Uma pena, porque o canal é amplo, há embarcações e espaço para recreação. Se a província precisar de uma engenheira cheia de idéias, estamos aí :D  #vendendoPeixe (vai que cola, kkkk)

Fina camada da Carrera del Darro sobre o rio
Viva à Engenharia dos
Recursos Hídricos
e do Meio Ambiente,
 às Obras Hidráulicas
e Saneamento Ambiental

Gente, apaixonei-me por esse rio. Foi amor a primeira visita! Uma das poucas obras em que engenheiro e arquiteto deram as mãos. Beleza, funcionalidade, charme, praticidade, tudo nesse rio.

Ele vai do Centro de Granada até o Parque de Las Ciências. Mas no sentido oposto há um caminho muito bonito também, onde as pessoas fazem exercícios físicos. Tem uma parte que não é asfaltada e bem convidativa a dar uma caminhada em dia nublado ou antes do sol nascer porque a lua de 27ºC nas Espanha sem sombra é potente! Tem que ter disposição.
Lado bom é que nas praças sempre há um bebedouro público, gratuito e disponível.
Eu me encantei com o projeto hidráulico. Mas deixando a engenharia de lado. O lugar é superaconchegante a qualquer hora. Vários ônibus passam pela região, com mercados, magazines e restaurantes. Há muitos bares e gente de todas as idades. No popular, quase todas as tribos.



Além das praças, parques e jardins do entorno. Em algumas partes do rio, há uma plataforma abaixo do nível do asfalto a beira do rio, onde as pessoas vão bater-papo e fazer suas terapias. Vai casal, amigos, gente com cachorro. Ah! Típico da região, por onde você anda, há alguém com uma mala de rodinhas ou passeando com cachorro. Eles estão por todos os lados.


Tênis de trilha em promoção.
Tem para mocinha também :D
Para comodidade do povo, nas praças e alguns locais estratégicos, há banheiros públicos porém me disseram que são pagos. Nunca usei, então não posso entrar em detalhes. E esse da foto, merece uma atenção especial. É uma breve homenagem aos meus parceiros mochileiros do "Andam a Pé, mas pelo mundo todo"; e singela homenagem aos meus parceiros de Trilhas pelo Rio de Janeiro.
Palácio dos Congressos
 Sem querer, depois de caminhar muito, cheguei ao Palácio dos Congressos. Prova de que andei léguas, kkkk. Falo isso, porque saí de casa as 15h, pois fui reservar meus bilhetes de Alhambra. Saí da região da Estação de Trem, subi o Triunfo, Albaycín, Caminho de Sacromonte, Miradores San xxx, passei por quase todos os mirantes, Plaza Nueva, Catedral. Ou seja, já eram quase 5h de caminhadas e fotografias, rsrsrsrs:D


Em frente ao Palácio , há uma praça com cabine de análise ambiental, e... Olhaaaaaaaaaaaaaaa, a qualidade do ar aí, gente. Isso mesmo! É anunciada em tempo real a quem passa pela praça.
Seguindo adiante pelas margens do rio Genil mesmo, chega-se ao Camino de Ronda. E seguindo mais ainda as margens, já se vê o Parque de las Ciencias que é assunto de outra postagem. Ficamos então aqui no rio Genil apenas.
 Rio Genil visto do Caminho de Ronda
Depois de andar isso tudo, você só vai querer isso: RELAXAR.
Outdoor no Palacio de Congresos



2 comentários:

Marcos disse...

curioso o projeto do rio, e ainda pensaram na socialização, faltou foi quiosques.

Viviane Sorriso disse...

kkkk
há vários bares e restaurantes no entorno que ficam abertos a qq hora
sempre tem gente