Pesquisar

Salvador - BAHIA - BRA





COMO IR A BAHIA E NÃO PASSAR UMA TARDE EM ITAPUÃ?



Salvador foi minha primeira mochilada usando albergue, primeiro vôo de manhã e saída do RJ e passamos uma linda tarde em Itapuã no ano de 2007 em pleno Jogos Olímpicos do Rio. Eu fui a Bahia a negócios e mamãe me acompanhou preocupada com a filha que iria tão longe. Kkkkkkk.

Passando manhã e tarde em Itapuã
Nossa primeira experiência backpacker, mamãe e eu andando sem nada planejado, sem rumo e dormindo em albergue. Kkkkkkkk. 

Farol da Barra
Faz tanto tempo, mas lembro que não foi difícil nem caro pegar um ônibus para o Centro da cidade. Sem rumo, encontramos uma menina, acho que do Mato Grosso ou Goiás, a menina era muito grande, parecia jogadora de basquete. E o que tinha de grande, tinha de simpática. Nos disse que se encontraria com uns amigos mochileiros, e eu nem sabia o que era isso, embora já tivesse feito umas mochiladas antes sem saber, dormindo em casas de conhecidos ou amigo do primo do  vizinho da cunhada. A-hahahaha!

Daí, entramos no clima e fomos para mesma rua que ela procurar uma hospedagem. E achamos vários tipos, para vários bolsos e gostos próximo ao Farol da Barra. Fácil acesso a todos os lugares e com vida noturna. Muito bom!

Baía de Todos os Santos vista do Elevador Lacerda

Aproveitamos para conhecer o Pelourinho. Pegar o Elevador Lacerda e avistar a Baía de Todos os Santos. Só não tivemos coragem de comer o acarajé da rua, porque o óleo da fritura já não era trocado há uns 15 anos. Bom que pega bem o tempero. Pelo jeito, quem comeu e se lambuzou, foi o cara do avião que passou o vôo todo indo ao banheiro. Se eu fosse ele, nem saía para evitar a fadiga.


Mas no Pelô, há umas sandálias de couro lindíssimas, muito artesanato, instrumentos musicais, fui apresentada ao capim-dourado ali. Bobagem, que achei caro e pensei que na minha cidade era mais barato. Que nada! Na Bahia que estava barato! Capim-dourado é uma raridade cultivada no solo de Jalapão, estado de Tocantins lugar que ainda visitarei para mergulhar naquele poço azul que não afunda. Eita, sumidouro! Voltando a Bahia, pessoal do nordeste adora Umbu! Pense num fruto ruim, pois é! Mas próximo a Cruz Torta, comprei no ambulante um sorvete de umbu delicioso. Lógico que antes, ele me deu uma prova! E o sorvete levava leite condensado. Como diz meu amigo Oswaldo, com leite condensado até ele fica gostoso. Deixa quieto!

Passeando no Pelourinho.
Só faltou Timbalada e Olodum
Bem, no bairro Ribeira, o combinado era comer alguma coisa com aipim que eu não lembro o que era.  Mas abandonei a macaxeira e optei por um boteco que tinha comida caseira. Que delícia! Aquela pimentinha com chuchu e frutos do mar! Eu não vou lembrar o nome daquele marisco, só sei que era gostoso e nunca mais vi dele na vida. A sensação de Ribeira é o tal aipim e o sorvete, não comi nenhum dos dois porque o minha mãe não quis rachar meu prato de sereia, daí, tive que comer a cuia toda sozinha. Moral da história: não podia comer mais nada depois.

Dendê para tudo, seja na farofa até com quiabo, eu vi. Quem tem alergia ou não gosta, coitado!


Em Itapuã, eu queimando a mufa nos meus investimentos e mamãe, curtindo a praia. Mas depois de terminar o que tinha que resolver em Salvador, fui acompanhá-la na água de coco de Itapuã. E para terminar:  







Tarde em Itapuã : TOQUINHO E VINÍCIUS DE MORAES
Tom: C
Algum invejoso disse que minha blusa e bermuda do surfista são iguais.
Tenho a blusa até hoje, 2012, em excelente estado.
 Tem mais de 10 anos, um exemplo de bom gosto, tradição e qualidade.
Ou seja, o conservação de roupa e forma, graças a Deus! Aleluia! :D
(intro 2x) Gm  Gm5+  Gm6  Gm5+

Gm7             C7
Um velho calção de banho
Gm7      Em7/5  A7
O dia pra vadiar
  Dm7             G7
O mar que nao tem tamanho
Cm7               Am7  D7(9)
E um arco-iris no ar
Gm7           C7
Depois da praça Caymmi
Gm7              Em7/5 A7
Sentir preguica no corpo
  Dm7              G7
E numa esteira de vime
Cm7             Am7 D7(9)
Beber uma agua de coco
  G9
É bom

 Am7      Bm7
Passar uma tarde em Itapoa
 Am7         Bb7+
Ao sol que arde em Itapoa
          Eb7+(9)    Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoa
 D7(9)        G9
Falar de amor em Itapoa
 Am7      Bm7
Passar uma tarde em Itapoa
     Am7  Bb7+
Ao sol que arde em Itapoa
           Eb7+(9)   Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoa
   D7(9)      Gm7
Falar de amor em Itapoa

(solo) Gm7 C7 Gm7 C7

Gm7             C7
Enquanto 0 mar inaugura
 Gm7       Em7/5 A7
Um verde novinho em folha
 Dm7            G7
Argumentar com docura
Cm7               Am7 D7(9)
Com uma caehaca de rolha
Gm7                C7
E com olhar esqueeido
Gm7                   Em7/5 A7
No eneontro de eeu e mar
     Dm7       G7
Bem devagar ir sentindo
Cm7      Am7 D7(9)
A terra toda rodar
G9
É bom
 Am7      Bm7
Passar uma tarde em itapoã
 Am7         Bb7+
Ao sol que arde em Itapoã
          Eb7+(9)    Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoã
 D7(9)        G9
Falar de amor em Itapoã
 Am7      Bm7
Passar uma tarde em Itapoã
     Am7  Bb7+
Ao sol que arde em Itapoã
           Eb7+(9)   Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoã
   D7(9)      Gm7
Falar de amor em Itapoã

(solo) Gm7 C7 Gm7 C7

Gm7                 C7
Depois sentir o arrepio
Gm7                   Em7/5  A7
Do vento que a noite traz
   Dm7           G7
E 0 diz-que-diz que macio
Cm7               Am7 D7(9)
Que brota dos coqueirais
Gm7        C7
E nos espaços serenos
Gm7               Em7/5  A7
Sem ontem nem amanhã
   Dm7           G7
Dormir nos braços morenos
Cm7           Am7  D7(9)
Da lua de Itapoã
  G9
É bom

 Am7      Bm7
Passar uma tarde em Itapoã
 Am7         Bb7+
Ao sol que arde em Itapoã
          Eb7+(9)    Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoã
 D7(9)        G9
Falar de amor em Itapoã
 Am7      Bm7
Passar uma tarde em Itapoã
     Am7  Bb7+
Ao sol que arde em Itapoã
           Eb7+(9)   Am7
Ouvindo 0 mar de Itapoã
   D7(9)      Gm7
Falar de amor em Itapoã

(repete refrão)
(fade out)

4 comentários:

Marcos disse...

o pano da blusa estava em conta mesmo, igual ao short do surfista. rs

Viviane Sorriso disse...

tecido clássico como a listra e o xadrez, kkkkkkk

Marcos disse...

lê-se barato no lugar de clássico. rs

Viviane Sorriso disse...

kkk...acho q alguém está botando olho grande no meu modelito :D