Pesquisar

Plaza España - o melhor de Sevilha/ESP


Então, depois de fuxicar bem na internet , fui orientada que o melhor da cidade de Sevilha era a Plaza España. Dito-e-feito.
Mesmo com o tempo chuvoso, nada ofuscou ao charme da P. Espanha. E para embelezá-la mais, um sol amigo e discreto deu uma aparecida rápida.


Como o lugar é belo por si só, deixo aqui algumas fotos:

Como não sei nada sobre a praça. Aquele recorta e cola, kkkk. O texto em azul foi retirado desse site aqui: http://www.minube.pt/sitio-preferido/plaza-de-espana-a19321
A Plaza de España em Sevilha...
A Plaza de España em Sevilha, construída na ocasião da Exposição Ibero-americana em 1929, reproduz perfeitamente a arquitetura da época, sem esquecer o gosto árabe que invade toda a arte da Andaluzia, sendo um dos espaços arquitetônicos mais espetaculares da cidade. 
A praça está situada no interior do Parque de Maria Luísa, a sua entrada é próxima da rotatória do Cid Campeador, exatamente de frente a antiga Real Fabrica de Tabaco. O ingresso à praça é livre, mas para evitar atos de vandalismo fecha às 22:00 horas.


A forma semicircular representa o abraço da Espanha e de suas antigas colónias; em frente ao rio Guadalquivir, simboliza o caminho para a América. O projeto da praça é do arquiteto Aníbal González, que em 1929 foi diretor da Exposição Ibero-americana de Sevilha. 


Durante a construção da praça chegaram a trabalhar contemporaneamente mais de mil operários. A sua superfície total é de cinquenta mil metros quadrados, dos quais dezenove mil de edificações e os restantes trinta e um mil de área livre. Sua construção iniciou-se em 1914 e foi concluída em 1928.


Decorada com tijolos à vista, mármore e cerâmica, que dão um toque renascentista e barroco às suas torres. Foi a obra mais cara da exposição e o único elemento estranho ao projeto original é a fonte central (obra de Vicente Traver), imediatamente muito criticada porque interrompia o vazio da praça. 

O canal no meio da praça é atravessado por quatro pontes que representam os quatro antigos reinos da Espanha. As quarenta e oito províncias espanholas são representadas pelos bancos apoiados às paredes e ornamentos em cerâmica (em ordem alfabética); sobre esses, mapas e mosaicos com eventos históricos e os brasões de cada capital de província.

Tanto na parte superior quanto na térrea, há imagens representando cada província com direito a mapa de azulejo.
Cada parte do teto, uma peculiaridade:
Parte externa, dessa vez, elegi Sória, achando que tinha algo a ver com SORRIA. Kkkkk.
Mas a Wikipédia me desiludiu, rsrsr. Em marrom, texto retirado da Wikipédia:
"
Sória entrou na História pela mão dos romanos. No entanto, na actual muralha do castelo, foram descobertos restos de uma povoação, provavelmente associados à existência de Numância. Bartolomé de Torres, na sua topografia da cidade de Numância, assegura que o castelo desta cidade tomou o nome de Oria de um cavaleiro grego chamado Dórico, capitão dos dórios, que chegou a Sória desde Acaya, na Grécia
Alguns historiadores deduzem, desta afirmação, que os primeiros habitantes de Sória foram os dórios. Não obstante, não há vestígios arqueológicos que confirmem esta teoria. Outro grupo de especialistas acredita que os primeiros povoadores de Sória foram os suevos, cujos reis ali estabeleceram as suas cortes (de acordo com Tutor e Malo no seu Compendio historial de las dos Numancias).
Contudo, ambas estas hipóteses têm caído em descrédito com o passar do tempo porque nenhum documento as confirmou ainda de forma inequívoca. Parece lógico supor que a palabra "Sória" derive de Dauria, que por sua vez deriva de Daurius, ou seja, Douro. 




E como dito antes, ao chão, um mapa com a localização da Província
Indo para casa realizada
A estas versões sobre a origem do nome de Sória, somam-se, ainda, a de Pedro de Rúa, que deriva Soria de Sarra, nome da cidade de Tiro, e sorianos de sarranos, os seus habitantes. Num livro de armas, conta-se que, quando Afonso VII, O Imperador, reedificou Sória, descobriu-se uma pedra enorme com um sinal gravado que parecia com a letra "S", a qual teria sido acrescentada ao castelo de Oria, dando, então, origem à actual Soria." Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3ria

2 comentários:

Marcos disse...

arquitetura incrível!!

Viviane Sorriso disse...

Sim.
Para mim, foi o melhor de Sevilha, pois era bonito e diferente