Pesquisar

Serviços em Marrakech - MAR

Como eu gosto de paisagem natural, para mim, em Marraquexe, um dia de visita basta.
O que achei de mais bonito das construções foi o Teatro Royal e gostei muito dos artesanatos e lembrancinhas da praça Jamaa el Fna.
Das pessoas: os atendentes do hostel Rainbow (Marrakech Rose) que eu fiquei, do pessoal do McDonald e os motoristas de ônibus urbanos e fiscais de ônibus, taxistas, da tia do cyber, estes que eu falei estão de parabéns. Sabem atender bem ao cliente.

Sobre a alimentação:
Eu comi uma costela de cordeiro com batatas-fritas por 60 Dh num restaurante da praça Jaama el Fna. Acompanhava arroz com açafrão mais salada. Todavia, só comi a carne e batata porque era frito e eu tinha medo de passar mal no primeiro dia de viagem. O restaurante fica na esquina depois da Pharmacie Central da praça J.Fna.

A água gelada, custa de 5 a 8 Dh nos armazéns e de 10 a 15Dh nos restaurantes (1,5L)

Para lanchar, eu optei por comprar bolos industrializados, 1Dh uma unidade de bolinho 6cm de diâmetro e lata de atum ou sardinha que me custava 5 a 7Dh. Biscoito costuma sair em torno de 15Dh e o pacote de pão também.
Frutas há em toda parte, principalmente melão, melancia e suco de laranja.

De fast-food, há Pizza Hut ao lado da Supratours. Há McDonald e KFC na estação de trem. 
Um sanduíche do McDonald custava 12Dh, uma promoção 20Dh e uma promoção de um "kebab de nugget" 30Dh e aceitam cartão de crédito mesmo nesse valor.
Próximo a praça Jamaa el Fna em frente aos pontos de ônibus há outro KFC.

Sobre atendimento ao cliente:
É de praxe, as pessoas te darem o troco errado para tirar proveito ou então, dão uma de simpáticas para desviar o foco e você não cobrar o troco dado errado propositalmente. Você tem duas opções, ou se faz de desentendido e diz que o dinheiro está errado, ou sai no prejuízo fingindo que nada aconteceu. Mas isso foi só em Marrakech, pois nas outras cidades, as pessoas foram muito honestas nos trocos.

É preciso ter paciência, pois as pessoas te assediam o tempo todo te oferecendo serviços, chegam até a te seguir. Tentam te vender serviços pela insistência, por mais que você diga que não quer ou não precise. Algumas vezes, chegamos a fingir que estávamos tirando foto ou falando no celular para sair da situação. É muito desconfortável. Mas fora da zona da Praça J.Fna, é possível andar livremente. Talvez seja por isso que os albergues estão na praça e os hotéis internacionais próximo a estação de trem. Vale a pena conhecer os dois lados da cidade.

No hotel, o atendimento foi muito bom, no cyber e no McDonald também. Já os outros serviços ficaram a desejar. Principalmente, quanto as atendentes do banco Crédite Agricole da estação de trem que deram um belo exemplo de arrogância e descaso ao cliente. Eu só não levei o caso a frente porque o nº de emergência 19 da polícia marroquina não funciona (tentei do orelhão e celular), ninguém sabia informar onde era a delegacia mais próxima e além disso,  meu vôo sairia em poucas horas. Sorte delas e infelicidade do turista.

Sobre hospedagem:
No hotel, o atendimento foi muito bom, fiquei no Marrakech Rose, também chamado de Rainbow.
Se eu não encontrasse uns turistas indo ao hostel, confesso que não entraria naquela rua.
Na praça Jamaa el Fna, há uns becos muito "interessantes" que sozinha, talvez jamais entraria. Vendo as fotos de alguns colegas percebi que há outros becos como aquele, onde se abrigam vários albergues. São estreitos, pouco iluminados e de pouca circulação de pessoas. 
Aconselho a todos levarem um mapa de como chegar e ligar para alguém do hotel te pegar na praça.
Há pessoas que se oferecem para te levar ao hotel, mas depois vão te cobrar dinheiro e vão querer 20Dh. Eu acho esse valor um absurdo porque 20Dh é uma corrida de taxi da estação de trem ao aeroporto, que tem um custo maior , um investimento maior do taxista com carro, combustível e de tempo também. Não que esse dinheiro vai me fazer falta, mas eu acho que é desvalorização da força de trabalho. É como se o ambulante que não paga imposto quisesse vender água mais cara que o lojista que paga luz, taxa de bombeiros, INSS etc. Ah e 20Dh é uma promoção do McDonald com hamburguer, batata e refri ( ou seja, equivalente a 15 reais no Brasil por uma informação dada em poucos minutos.). Cobrar por informação é cultura do local, mas o preço do serviço é muito alto diante da economia local.

Enfim, próximo aos Correios, sempre há um carro da polícia onde você pode pedir orientação aos policiais e de graça. E também, há vários telefones públicos para você ligar para o hotel.

Infraestrutura para o turista:
Só vi um ponto de atendimento ao turista na praça central que estava sempre fechado. A melhor opção são as revistinhas dos hotéis.

Quanto a polícia, só vi policiamento na praça Jamaa el Fna. Já guarda de trânsito, tem bastante. As pessoas não costumam respeitar os semáforos, ou seja, se você quer atravessar uma rua, tem que ir com cuidado e entre os carros. É padrão salve-se quem puder.
Ah! O 19, número de emergência para chamar a polícia pelo orelhão ou celular não funciona.

Serviço de impressão ou internet, tente se virar no hotel.
Às 10h da manhã, todas as fotocópias e lan house da Praça Jamaa el Fna estavam fechadas.
Só fomos encontrar uma entre a estação de trem e a Guarda-Marinha. O cyber ficava numa galeria a 3 quarteirões da estação de trem sentido centro (o único que encontramos na região, 4 impressões com acesso a internet custaram 7Dh). Ou seja, saindo da estação de trem, sentido oposto a Supratours, entrar na 3ª rua a esquerda, você verá uns colégios/cursinhos e uma galeria, na qual há o cyber em seu interior, no Térreo. O atendimento foi muito bom nesse cyber e a impressão é de boa qualidade. Difícil é achar as teclas no teclado árabe, mas para inserir o ponto (.), eu usei o ctrl+C e ctrl+V como pulo do gato.

Transporte público:
A empresa responsável é a Alsa. Se na Espanha eu já achava o serviço péssimo, em Marrocos é pior ainda. Ônibus arcaicos. Todavia, tenho que elogiar os funcionários dos ônibus marroquinos, todos me trataram bem e me deixaram no lugar que pedi. Além disso, sabem dar informação correta de qual ônibus pegar. O custo da passagem é de 3.50Dh. Exceto o aeroporto especial que custa 30Dh ida ou 50Dh,ida-e-volta.

Saindo ou indo ao aeroporto:
O ônibus 19 te busca na porta do aeroporto e custa 30Dh ida ou 50Dh,ida-e-volta.
O ônibus 11, custa 3.50Dh e te deixa na praça Jamaa el Fna. Eu peguei esse ônibus para sair do aeroporto. Saindo do aeroporto, você segue a esquerda. O ponto de ônibus fica em frente a uma oficina mecânica numa rua a esquerda do aeroporto. Só que você terá que atravessar a rua, pois o ponto é frontal ao terreno do aeroporto. Demorou uns 20 minutos a passar.
Na volta, peguei um taxi. Estava no ponto de ônibus aguardando o bus19 que havia acabado de passar, e o taxista me abordou dizendo que fazia o mesmo preço do ônibus, ele me cobrou 20Dh. Mas eu ofereci 30Dh, estava tão preocupada com outra coisa que combinei 30Dh (quando o ofertado era 20Dh). Todavia, na máquina do taxi, a rodada saiu por 17.06Dh da estação de trem até o aeroporto. Ou seja, o taxista foi honesto ao cobrar 20Dh, era o preço. Mas como prometi 30, paguei 30Dh.

Indo para a rodoviária (CTM e Supratours) e estação de trem:
Você pode pegar o 8 na praça Jamaa el Fna que vai direto.
Teve um dia que eu peguei o 56 para sair da rodoviária rumo a Jamaa el Fna, mas não sei onde é o ponto final. Só perguntei ao motorista se passava na praça e ele disse que sim. Um passageiro falou que o ponto final é na praça. Porém, a praça é grande e eu não procurei saber onde pára o ônibus.
Para ir a CTM ou Supratour, saindo da Jamaa el Fna, você tem que descer do 8 , um ponto após a estação de trem. A Supratours fica nesse ponto. Para ir a CTM, você tem que atravessar a rua, pois a CTM fica a dois quarteirões no mesmo sentido que segue o ônibus numa rua paralela a estrada que você desceu do ônibus. Há um café na esquina da CTM e umas quitandas em frente.

Quanto ao telefone:
Eu comprei um Chip (SIM card) da Inwi de 20Dh que já vem com 20Dh de carga. Só acho válido esse Chip para ligação local, pois DDI para fixo no Brasil me custou 10Dh/min à noite (~22h). Você compra o chip em qualquer bazar da cidade.
Ah! Quanto as recargas, cada recarga tem uma validade que varia conforme o valor. 20Dh pode ser usado por 7dias. Verifiquem isso para que vocês possam ter um serviço de acordo com as suas necessidades.
Em Marrakech, não se faz ligação a cobrar. Só em alguns hotéis ou nos Correios. Mesmo assim, você tem que pagar uma taxa aos Correios pelo serviço. Melhor comprar o Chip ou cartão do orelhão.
Em todas as ligações até mesmo ligação local, eu tive que usar 00212 + nº do telefone. Achei diferente, mas foi assim que funcionou.

Nenhum comentário: