Pesquisar

Rabat - Marrocos

Muralha de Rabat
 Fomos a Rabat de trem a partir da estação de Meknes que fica a 3 quarteirões do terminal de ônibus da CTM. Saindo da CTM para direita, em direção ao posto de gasolina, seguir adiante essa rua de mão-dupla com canteiro e virar na 3ª à direita. Há uma calçada central nessa rua e em frente a ela, já se vê a estação de trem.
Sobre os horários, preços etc: Clique aqui

Para Rabat, eu fiz um circuito circular de 12 km passando pelos principais pontos turísticos.
Circuito compreende em dois roteiros, um pela manhã e outro pela tarde:
ROTEIRO 1, em ROSA, 3.70 km: MANHÃ
Estação Rabat Ville - Parlamento - Jardim Botânico - Biblioteca

ROTEIRO 2, em VERMELHO, 7.85 km: TARDE
Esplanada+Royal - Necrópolis - Mausoléu Mohammed - *** - Oudayas - praia - Medina - Estação de Trem

***: Torre Hansen, Souk, Mercado em Salé em amarelo, entram aqui nesse roteiro. Quilometragem não estimada.



Mas como eu não imprimi o roteiro, fiz algo parecido conforme minha memória lembrava.
Não tenho idéia do que se trata.
Mas Maraca tem espaço especial no blog.
Sem-querer passamos em frente a única oficina de turismo e pegamos o mapa. Mas eu acho que eles deformaram o mapa na hora de tentar plotá-lo no papel, pois o contorno das ruas estavam muito diferentes da realidade. Nenhum morador local conseguiu se achar no mapa, muito menos eu, turista.
Daí, ficou mais fácil perguntar o nome do lugar em que estávamos, onde fica a muralha, o jardim botânico, o oceano e a estação de trem Ville. Pois há duas estações Rabat-Ville e Rabat-Agdal. Para ir a Salé, só de taxi ou ônibus mesmo, pois é muito longe.

Quanto a alimentação:
Necrópolis
Nos viramos com biscoitos, suco e atum enlatado comprados nos mercados e mercearias. Há um Carrefour no centro de Rabat bem diferente do que estamos acostumados a ver. Não parecia um Carrefour nem um mercado internacional.
As pizzarias e restaurantes estavam todas fechadas e já era 1h da tarde. O único McDonald estava fechado para obras.
Em Rabat, não há bancos pelas calçadas e praças. O KFC estava com a porta aberta e decidimos esperar sentados lá dentro passar os 30 minutos para iniciar o atendimento, mas fomos expulsos e assim, nos rejeitamos a almoçar lá.

Quanto aos pontos turísticos:

O Jardim Botânico estava fechado as 9h da manhã, então tiramos uma foto na entrada só para constar. Como não sabíamos que horas iria abrir, decidimos não visitá-lo.
Assim, ficamos perambulando pela cidade, passamos pelos pontos turísticos perguntando as pessoas nas ruas mesmo porque o mapa oficial de turismo não estava nos ajudando. Bom que eu fui a Marrocos com francês básico e voltei com intermediário. No último dia de viagem, já estava falando muito bem. Falava "nós vai", "nós vem", mas para quem tinha francês instrumental e leu uma apostila em 3 dias anteriores a viagem, me saí muito bem. Já me senti fluente como uma nativa. A-hahahaha!
Enfim, o plano era sair de Rabat à noite. Mas com fome e sem entender o mapa oficial, decidimos voltar para Marraquexe depois do almoço.

2 comentários:

Marcos disse...

cidade natal? foi durante esta última? nao lembro de ter dito q havia ido lá.

Viviane Sorriso disse...

fui a Marrocos no fim de julho :D
e essa foto do Maracanã, sabe-se lá o q é isso, kkkk, me trasladou ao Rio por alguns segundos :D